quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Amor é a verdade; a verdade é o amor, vivam em amor

Por BHAGAVAM SRI SATHYA SAI BABA
Durante os dois últimos dias, vocês compareceram a conferencia e sentados aqui neste Hall, suportando todas as inconveniências, ouviram os palestrantes. Foi sua boa sorte que permitiu que vocês pudecem estar aqui vindos de paises tão distantes e participassem desta conferencia. Vocês chegaram aqui tendo gasto muito dinheiro e passando por grande tensão. Isto por si só é um testemunho da pureza do seu coração. Existem milhões de pessoas neste mundo. Existem mais de cem mil escolas e faculdades. Mas, somente poucos de vocês foram abençoados coma a oportunidades de vir aqui. Vocês podem imaginar como são afortunados!

Tendo vindo aqui e participado desta conferencia, o que devem aprender? Antes de tudo, vocês devem compreender a natureza do seu próprio coração e manifestar os valores humanos, chamados, verdade, retidão, paz, amor e não violência. Somente então podem ser chamados educados no verdadeiro da palavra. Existem muitos advogados neste mundo, os quis estudam volumosos livros. Apesar desse conhecimento, nós encontramos muitos mentirosos (aqui Swami faz um jogo de palavras em inglês) entre eles.Existem muitos médicos. Mas para que? Eles estão se afundando no lodo com rivalidade profissional. Nós não podemos encontrar unidade em lugar nenhum. Primeiro e antes de tudo, nós temos que desenvolver unidade.

Todos nós somos os filhos de Deus. Você todos são irmão e irmãs. Nós devemos preservar esta verdade em nosso coração. As vezes, pode haver algumas diferenças entre irmãos e irmãs. Por isso, nós precisamos aprender a nos ajustar uns com os outros. Não apenas isso, nós precisamos compreender uns aos outros em primeiro lugar. Ajustes tornam-se fáceis quando nós temos a compreensão apropriada. Não pode haver adaptação sem a compreensão apropriada. Primeiramente, vocês devem compreender que seja o que for que Swami ensine é somente por Seu amor por vocês.

Existe grande progresso no campo da ciência hoje em dia. Todas as invenções dos cientistas estão dentro do alcance dos sentidos. De fato, muitos cientistas estão atuando de maneira insensata e cometendo erros. Os próprios cientistas não estão seguros daquilo que dizem e fazem. Eles dizem que estão ajudando a sociedade, mas de fato, eles estão fazendo justamente o oposto. Ajudar nunca, ferir sempre – esse parece ser o seu lema. Como resultado, hoje as pessoas levam suas vidas com medo e ansiedade. Quando você embarca num avião, você não está seguro de que chegará salvo ao seu destino. As pessoas estão sob o domínio do medo. Elas têm medo até de ratos.

Nunca tenham medo de nada. Não temam. O medo é a causa raiz da ansiedade e da ilusão. As pessoas atualmente estão temerosas de comer até frutas e vegetais porque eles crescem com a ajuda de produtos químicos que fazem mal a saúde. A comida que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos estão todos poluídos. Como podemos viver uma vida saudável num ambiente poluído assim? Nós devemos, portanto tornar nossas vidas livres de poluição. Nós mesmos devemos fazer isso. Meramente pelo bem e satisfação dos nossos gostos primários, nós não devemos comer comida inadequada “junk food” ( comida lixo) e estragar nossa saúde. Quando vocês cuidam apropriadamente de sua saúde, as crianças nascidas de vocês serão também saudáveis.

Sempre falem a verdade. Além de falar a verdade, permaneçam calmos e compostos em face as criticas. Somente então pode haver paz. Nossos antigos “rishis” (sábios) costumavam ficar em silencio e observa-lo como parte do seu “sadhana” espiritual ( disciplinas espirituais). Manter-se em silencio lhes ajuda a progredir no caminho espiritual. Quando vocês praticam o silencio, vocês podem facilmente experimentar paz mental. O amor se manifesta na paz. Quando vocês estiverem preenchidos pelo amor, não terão inimigos. Portanto, vivam suas vidas com amor. Somente atravez do amor nós podemos estabelecer a paz no mundo.

Hoje em dia as pessoas falam de paz, mas nós encontramos apenas “pedaços” (pieces, jogo de palavras em inglês) por toda parte. Até mesmo o país está dividido em pedaços! Isso significa que as pessoas mantêm o interesse por suas regiões acima do interesse nacional. Nós devemos permanecer unidos como um país. Quando alguém lhe pergunta, “ De onde você vem?”, você deve dizer orgulhosamente que você pertence a Índia. Não diga que você pertence a Puttaparthi, distrito de Anantapur, etc. Somente aquele de mente estreita darão uma resposta dessas. “Eu venho da Índia” – esta deve ser a sua resposta.

Da mesma maneira, alguém não deve dizer que veio da Califórnia, a qual é apenas uma pequena parte da América. Devemos dizer que a pessoas veio da América. Tenham sempre a mente aberta em seus pensamentos. È uma sorte ser dotado de uma mente aberta assim. Quando vocês desenvolvem abertura mental, seus filhos também terão a mente aberta.

Os pais devem inscrever seus filhos nas aulas de Bal Vikas (educação espiritual Sai) e compartilhar com eles os ensinamentos sagrados. Tal pais, tal filhos. Por isso, os pais devem trilhar o caminho correto e ter um ideal para que os filhos possam imitá-los. O erro está nos pais se os filhos não se comportam apropriadamente. Então, os pais devem ter o maior cuidado com a educação de seus filhos. Depois de certa idade, os filhos não obedecem aos pais, porque os próprios pais não seguem o caminho correto. Os pais devem levar uma vida exemplar se quiserem que seus filhos sejam bons e correspondam na vida.

Não deve haver diferença de opinião entre o pai e a mãe. Eles devem estar unidos em qualquer coisa que digam aos seus filhos. Em algumas famílias, a mãe diz uma coisa e o pai diz outra. Tal falta de unidade e compreensão entre os pais não é um bom sinal. Ambos precisam manter uma só palavra e ensinar aos seus filhos o caminho correto.

Antes de tudo, eles devem ensinar aos seus filhos como aderir a verdade. Isso é suficiente se nós seguirmos o caminho da verdade, porque a verdade é a base de tudo.

“Sathyannasti paro dharma” (Não existe dharma maior do que o apego a verdade). A paz se origina da retidão, e o amor se manifesta da paz. Onde existe amor, existe não-violência, e todos podem levar uma vida pacifica. Se a nação tem que alcançar paz e prosperidade, nós devemos seguir o caminho da verdade. O que é a verdade?

“Manasasyekam vachasyekam karmanyekam mahatmanaam” (Ele é uma alma nobre cujos pensamentos, palavras, e feitos estão em harmonia). Se seus pensamentos, palavras e atos estão em desarmonia, isso conduz acumula falsidade. Antes nós ensinávamos as crianças a nos imitar e tornarem-se ideais.

Nós devemos levar uma vida amorosa e não uma vida artificial. Hoje em dia, diretamente do sistema de educação, tudo torna-se artificial. As pessoas lêem uma quantidade de textos sagrados, cantam mantras, e praticam meditação. Mas, tudo isso é feito de maneira artificial. Qual quer que seja a pratica espiritual que empreendamos devemos faze-la de todo o coração.

Em nome da meditação, as pessoas fecham seus olhos e sentam de pernas curzadas, mas elas não têm controle sobre suas mentes. Suas mentes vão para todo lugar com seus caprichos e fantasias. Portanto, nós devemos controlar nossa mente em primeiro lugar. “Manah eva manushyanam karanam bandhamokshayo” ( a mente é a causa da escravidão e da liberação do homem). Como for o pensamento assim será a ação. Então, nós devemos cultivar somente bons pensamentos, os quais levam as boas ações e finalmente produzem bons resultados.

Não sigam os devaneios da mente. Não estejam sob o controle da mente. A mente deve estar sob o seu controle. A mente é como um macaco louco. Ele vai a toda parte sem nenhuma restrição. Mas, fica quieta e subjugada quando volta-se para Deus.

Quando o sol nasce, nossa sombra é muito grande. Se nós começarmos a andar na direção do sol, nossa sombra ficará atraz de nós. Por outro lado, se nós andarmos na direção oposta como nossas costas voltadas para o sol, nós temos que seguir nossa sombra, a qual se projeta a nossa frente. Quando o sol está justo sobre nossa cabeço, a sombra se projetará sob nossos pés. “Maya”, (ilusão) é como nossa sombra. De modo que para conquistar “maya”, você tem que voltar sua mente para Deus. Quando sua mente está diretamente focada em Deus, “maya” estará totalmente submetida como a sobre os seus pés.

Existem três ponteiros no relógio indicando segundos, minutos, e horas. O segundo ponteiro é o maior e se move mais rápido do que os outros dois. Quando o segundo ponteiro completa sessenta dígitos, o ponteiro dos minutos se move na direção de um digito. Portanto, a ponteiro das horas é o mais importante. Pensando em Deus de vez em quando e passando o reto do tempo perseguindo coisas mundanas é como o segundo ponteiro, o qual tem pouca importância. Mas, a constante contemplação de Deus em todas as horas é como o ponteiro das horas, que é o mais importante.

Não aja pelos devaneios da sua mente. Como Eu mencionei anteriormente, a mente pode causar a liberação ou a escravidão. Portanto, vocês devem exercitar o controle sobre suas mentes e volta-las para a direção correta, i.e. votada para a verdade e o amor. Então ela se torna estável e adquire o poder de concentração. O amor é a verdade e a verdade é o amor. Vivam em amor.

Este não é o amor físico e mundano. Nós devemos preservar o amor espiritual me nossos corações. Somente então podemos desenvolver estabilidade mental. O amor mundano somente faria nossa mente inconstante e instável. Portanto, mantenham suas mentes sempre focadas em Deus. Somente então podem ter sua experiência de paz. As pessoas pensam que isso é muito difícil, mas deixem-Me dizer-lhes que não existe “sadhana” (disciplina espiritual) mais fácil que essa.

Quando nós desenvolvemos amor por Deus, a mente pode ser controlada muito facilmente. Por outro lado, se a mente não estiver voltada para Deus, ela nunca pode ser controlada. Não importa o que você faça, considere isso como um trabalho de Deus.

Tudo acontece pela Vontade de Deus. Não esteja sob a ilusão de que você sozinho pode fazer as coisas caminharem. Se fosse esse o caso, por que você não é capaz e exercer nenhum controle sobre certos eventos que acontecem em sua vida? Compreendam que tudo se movimenta pela Vontade de Deus. Se alguma coisa boa lhes acontece, considere-a com a Vontade de Deus. Se alguma coisa ruim acontecer, aceite-a também como a Vontade de Deus.

Existe certamente algum propósito por traz de qualquer coisa que Ele faz, e que você não pode compreender. Qualquer coisa que Ele faça é para o seu próprio bem. Então, deixe tudo com Sua Vontade. “Skhadukhe samekruthwa labhalabhau jayajayau” ( devemos permanecer com a mente equânime na felicidade e na tristeza, no ganho e na perda, na vitória e na derrota). Qualquer coisa que possa acontecer, considerem como um ato de amor divino e recebam de todo o coração.

Quando vocês estiverem imersos no amor divino, vocês serão bem sucedidos em todos os seus empreendimentos. Mas, hoje em dia as pessoas estão imersas somente no amor mundano. Aquele que desenvolve o amor mundano é um mentiroso! Somente o amor divino pode ser chamado de verdadeiro amor. O amor divino nunca trairá vocês. Deixem as pessoas pensarem o que quiserem, deixem que elas critiquem vocês de qualquer maneira, mas permaneçam sempre e firmemente estabelecidos no amor divino. Sob qualquer circunstancias, não se desviem do caminho do amor divino. Quando vocês preservarem o amor divino em seus corações, seu futuro assim como o futuro dos seus filhos estará a salvo e assegurado.

Quando alguém lhes perguntar, “Quem é você?” você não é capaz de dar uma resposta correta. Você identifica-se com o seu corpo físico. Mas, de fato, o corpo físico é como uma bolsa de couro que contem vários itens como a mente, o intelecto, a consciência objetiva, etc. Uma vez que o principio da vida se esvai do corpo, ele se torna um saco vazio, que não tem utilidade para nós.

Então, nós o queimamos e o reduzimos a cinzas. Antes do corpo se tornar um “saco vazio” e ser queimado até virar cinzas, você deve oferecer a Deus tudo que está contido nele e redimir sua vida.

Antes de tudo, renuncie as más qualidades como “kama, krodha, lobha, moha, mada, matsarya” ( luxuria, raiva, ganância, paixões, orgulho, ciúmes). Elas podem causar-lhe somente sofrimento e não felicidade. Você pode ver por si mesmo como é abençoado quando se afasta dessas qualidades maléficas.

De modo a experienciar tal benção eterna, ofereça a Deus tudo que está em você. Você tem uma numero de desejos. Mas, é possível ter todos os seus desejos satisfeitos? Não. Nunca cause dor aos outros no processo de satisfação dos seus desejos. Se você deseja alguma coisa, reze para Deus e peça a Ele diretamente. Estabeleça um contato direto com Ele. Se você seguir métodos indiretos, você será vitima de um sofrimento indizível.

Mas, atualmente as pessoas estão tentando ferir os outros de modo a satisfazer sua própria ganância. Tais pessoas estão limitadas a colheras conseqüências dos seus mal feitos. Há tempos atraz durante o movimento de independência, Eu compuz uma canção visualizando uma cena onde uma criança chorava e sua mãe a consolava com a certeza de que tudo ficaria bem e que não tinha nada com que se preocupar sobre o destino do país. Eu cantei a canção no palco, colocando uma boneca de borracha num berço e balançando o mesmo gentilmente.
“Não chore, meu filho, não chore
Se você chorar, você não será chamado um valente filho de Bharat.
Durma, meu filho, durma.
Não chore, meu filho, não chore.
Pois o Exercito Vermelho está marchando sob o comando de Stalin.
Eles colocarão um fim em Hitler.
Então qual a outra razão para o seu chorar?
É por que o homem do campo não tem unidade?
Todos os homens do campo se unirão e lutarão para ganhar liberdade;
Dorme meu filho, dorme.
(Canção em Telugu)

Hoje vocês estão reunidos aqui em tão grande numero. Nós mandamos alguma carta convite para algum de vocês? Não, não. Foi somente o amor que os trouxe aqui (aplausos). Somente o amor, pode unir todos, não o ódio. Quando o seu amor e o Meu amor se juntam, qualquer tarefa pode ser cumprida. Portanto, desenvolvam o amor.

Com o poder do amor, você pode vencer qualquer um, até mesmo um poderoso “rakshasa” (ser demoníaco) pode ser subjugado. Quando Ravana raptou Sita, Hanuman foi até Lanka para busca-la. Ele a encontrou no bosque Ashoka, sentada sob uma arvore cantando o nome de Rama. Ela tinha a fé firme em que somente Rama poderia protegê-la das garras dos “rakshasas”.

A despeito de todo o seu conhecimento, coragem e riqueza, Ravana era tão insignificante quanto uma lamina de grama quando comparado a Rama, porque lhe faltava caráter. Rama era alguém de caráter nobre. Se alguém é dotado de caráter nobre, pode cumprir qualquer tarefa grandiosa. Essa é a razão de Eu sempre dizer aos estudantes que a finalidade da educação é o caráter. Qual a função de toda a sua educação se lhe falta caráter?

Alguns advogados continuam a ler muitos livros dia e noite. Mas, quando eles vão para o júri eles falam somente inverdades. A grandeza não esta em ler livros. A verdade que os livros ensinam devia ser preservada no nosso coração. Nós devemos desenvolver um bom caráter. Então, nós conseguiremos sucesso em tudo que fizermos.

Uma vez que estejam de volta a suas casas, lembrem-se de tudo que Swami lhes disse e desenvolvam um bom caráter entre seus filhos. Desenvolvam um espírito de sacrifício e santifiquem suas vidas com ações nobres.

Qual a utilidade de mero acúmulo de riqueza? Alexandre, o grande imperador, conquistou diferentes partes do mundo e veio até a Índia com o desejo que conquistar este país também. Na sua viajem de volta, ele sofre uma doença grave. Sentindo que seu fim se aproximava. Ele chamou todos os seus ministros e generais e disse-lhes que ele não iria viver mais. Ele os instruiu como levar seu corpo para o seu país depois de sua morte. Depois ele disse-lhes que expusesse suas mãos fora do esquife, as suas mãos deviam estar voltadas para cima, e que levassem a procissão fúnebre por todas as ruas da cidade. Isto era para dizer ao povo de todo mundo que a despeito das suas grandes conquistas no mundo e grande nome e fama, Alexandre deixou o mundo de mãos vazias.

Esta é a verdade para todos nós. Seja o que for que acumulemos, nós temos que ir somente de mãos vazias. Em última análise, todas as possessões mundanas são inúteis, Nosso saldo bancário não nos seguira´quando nós deixarmos esse mundo. Portanto, utilize sua riqueza para o beneficio dos pobres e necessitados, com o espírito de sacrifício. Quando você gasta sua vida dessa maneira sagrada, você certamente será redimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário