quinta-feira, 15 de julho de 2010

Valores Humanos em todas as tradições espirituais

A SABEDORIA DOS POVOS

Certa ocasião Mohandas Gandhi, disse: “Não quero minha casa murada por todos os lados, nem minhas janelas fechadas. Quero que as culturas de todos os países soprem para dentro de minha casa com a maior liberdade possível”. Penso que somente quando nosso coração se abrir com amor e reverência para a diversidade racial, cultural e religiosa estaremos realmente vivendo valores humanos. Pois afinal, valores humanos não é um discurso vazio, é aquilo que somos. Viver valores evidência nossa humanidade, e é a fé posta em pratica. Escolhi alguns pensamentos de grande sabedoria para exemplificar que somos todos expressões diferentes do mesmo Princípio divino. O conhecimento compartilhado pela família humana revela a unidade na diversidade. Espero que possamos mergulhar nesse manancial de sabedoria e dele emergir transformados, celebrando a vida como forjadores de transformações.

UNIDADE NA DIVERSIDADE

“Existe quem acredite que a espiritualidade não tem nada a comungar com o mundo material e que o mundo material não deve fazer parte da espiritualidade. É um grave erro. A verdadeira divindade é uma combinação entre espírito e mundo, entre compromissos espirituais e obrigações sociais. A unidade nacional e a harmonia social se fundem na espiritualidade. Criador e cosmos estão em eterna relação indivisível; um não existe sem o outro e não é correto fazer uma divisão entre Criador e criação. Vejam o Criador nas criaturas. Quando vocês atacam uma determinada religião, na verdade estão agredindo a sua própria religião. O divino é onipresente e não pode ser confinado a um retrato ou estátua num pequeno altar. Pratiquem a religião do Amor. Amor como pensamento é Verdade, amor como ação é ação correta, amor como sentimento é paz, amor como compreensão é Não-Violencia.” Sri Sathya Sai Baba

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e o que busca encontra; e ao que bate, se abre. Primeiro elimina o engano da tua visão. E depois livra teu companheiro do seu erro. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la no alqueire, mas no velador, para que ela alumie a todos que se encontram na casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Jesus Cristo.

“Busquem sua felicidade na felicidade de todos”. Zoroastro

“Tal como um rochedo não é balançado pelo vento, um sábio não vacila diante de acusações ou elogios”. Buda

“Da covardia que foge da nova verdade, da preguiça que se contenta com meias-verdades, da arrogância que pensa que sabe toda a verdade, Oh, Deus da Verdade, livrai-nos”. Prece judaica.

"Uma alma sobrecarregada não é capaz de carregar o fardo do seu semelhante. Deus é tudo e está em tudo e todos. Nada existe que não seja Deus.” O Alcorão.

“A riqueza não provém da abundância de bens matérias, mas de uma mente tranqüila e de um coração feliz”. Maomé

“Deus me criou à Sua imagem. Eu O buscarei primeiro e me certificarei de um contato verdadeiro com Ele. Depois, se for a Sua vontade, possam todas as coisas – sabedoria, abundância e saúde—ser acrescentadas como parte de minha herança divina”. Hinduismo- Sri Yogananda.

“O mero fato de nascer não conduz a grandeza; o cultivo das virtudes é o que nos leva a alcança-la”.
Mahavirad – Jainismo

“Trate os seus semelhantes como gostaria de ser tratado”. Sikhismo.

“Ó povo de Deus! Eu os exorto a ser gentis, pois essa é, acima das outras, a princesa das virtudes. Bendito o que é iluminado pela luz da cortesia e traja a veste da probidade: ele atingiu a sublimidade”. Baha Ullah - Bahaísmo

“Alivie o sofrimento dos outros com a mesma rapidez com que tiraria um peixe de uma poça d’água que seca. Livre as pessoas tão rapidamente do perigo como agiria com um pardal preso uma arapuca. Tenha compaixão dos órfãos e das viúvas, respeite os velhos e ajude os mais pobres. Pregue o que pratica, e pratique o que prega”. Taoísmo

“Não é apenas a valentia física que conta. É preciso ter coragem para enfrentar a vida como ela é, ultrapassar as tristezas e sempre sacrificar-se em benefício dos outros”. Provérbio dos povos africanos do Quênia.

“Eu saúdo o homem de caráter, a mulher de caráter, o velho de caráter e a criança de caráter. Saúdo o povo de caráter”. Tradição africana Iorubá.

"A vida é um encontro sagrado com a Suprema alegria". Chamalú - Xamâ Andino

"Toda nova realidade nasce de um sonho". Sibupá – Cacique Xavante

“Devemos ser irmãos de todos os seres e de todas as coisas”. Tradição Sioux , indígena norte americana.

Quero lembrar que mesmo que tenhamos a experiência de tudo o que nos foi ensinado pelos mestres e traduzido pela sabedoria dos povos, é preciso cultivar as sementes da divindade que vibra e pulsa dentro de nós. Viver valores humanos é permitir que aflore o esplendor da nossa humanidade para que o divino se revele em nós. Perceber e sentir essa divindade em toda parte, na natureza, nas pessoas e em tudo que fizermos é autorealização. Desse modo experimentaremos o poder do agora, e cada momento de nossas vidas será uma manifestação milagrosa da Presença Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário